Páginas

15 passos para ser um bom hóspede

Férias, Carnaval, feriados sempre inspiram as pessoas a viajar, passear, curtir. Algumas pessoas optam por uma hospedagem mais barata e calorosa, hospedar-se na casa de amigos e parentes. 
De fato, é uma delícia encontrar com pessoas queridas e compartilhar com elas momentos agradáveis, porém, se você vai se hospedar na casa de alguém, é preciso tomar alguns cuidados, para que a sua estadia seja agradável para você e para o anfitrião. Por isso, algumas dicas preciosas:

1. Certifique-se de que você foi convidado. Jamais ligue para o anfitrião, dizendo "estou indo". Além de deselegante, é falta de educação. Mesmo que a pessoa more em um paraíso, lembre-se de que a casa dela é dela, não é hotel. Ninguém é obrigado a receber visitas.







2. Nunca, jamais, em hipótese alguma leve seu animal de estimação. 

3. Não leve agregados. Se o convite foi feito a você, ele se estende à sua família, ao núcleo mais próximo, um namorado, ou marido e filho.

4. Seja gentil! Ao chegar ao destino, leve um mimo para agradar seus anfitriões. Uma garrafa de vinho, um bom charuto, flores para a dona da casa, chocolates ou um brinquedo para as crianças. Pense no gosto deles e não economize, afinal, você já economizou no hotel.









5. Obedeça as regras e os horários da casa. Nada de dormir até tarde, se os donos da casa acordam cedo. Nem chegar de madrugada e entrar fazendo barulho, atrapalhando o sono de seus anfitriões. Tenha bom senso.

6. Coma o que for oferecido. Ou leve o que você precisa. Nada de fazer cara de nojo para aquele nhoque com carne assada se você está de dieta. É muito feio fazer isso! As suas particularidades alimentares, tipo arroz integral, pão sem glúten, café descafeinado, e outras, dizem respeito apenas a você.









7. Não espalhe suas coisas pela casa! Se a você foi reservado um quarto, ou uma cama, ou um cantinho na sala, restrinja-se a ele. Organize suas coisas ali. Nada de espalhar pelo banheiro a sua imensa coleção de xampus, cremes e óleos, a não ser que o anfitrião tenha reservado um banheiro apenas para os hóspedes. Nada de encher o varal da casa com suas roupas íntimas, toalhas, cangas ou roupas de praia.

8. Jamais pendure-se no telefone da casa. Nem monopolize a tevê. 

9. Ofereça-se para ajudar nas tarefas domésticas. É de bom tom lavar a louça, molhar as plantas ou retirar o lixo. Acorde cedo e vá comprar pão. Faça o jantar um dia e, de preferência, faça as compras.










10. Se você tem um bebê pequeno, evite ficar muitos dias na casa dos outros. Bebês choram e muitas pessoas ficam incomodadas com isso. Mas antes pense no bebê. Ele está fora da casa e do conforto dele, o bercinho, o ar condicionado, o silêncio do quartinho dele. Pense se não é melhor deixá-lo crescer um pouco mais para levá-lo para a casa de alguém. Se você tem criança pequena, tenha cuidado para que ela não bagunce a casa dos outros.










11. Leve sua roupa de banho e produtos de higiene pessoal. Caso tenha esquecido o xampu, procure uma farmácia e compre o seu.

12. Não fale alto. Não discuta questões polêmicas. Não critique a religião do anfitrião nem seus gostos na decoração da casa.

13. Deixe claro o período em que você ficará na casa da pessoa. Assim, todos se organizam melhor.

14. Saia, vá passear, não obrigue os anfitriões a fazerem sala para você o tempo todo. Almoce fora, para não dar trabalho. 











15. Deixe um cartão de agradecimento e ofereça a sua casa para receber o seu anfitrião em uma próxima ocasião.


Besitos

Flavia (aquela que pensa que "o melhor lugar do mundo é a nossa casa").



Imagens: Pinterest
Texto integralmente meu.


3 comentários:

  1. Nossa, eu ADORARIA publicar este post, penso igualzinho a você, mas espera, eu não tenho coragem, kkkkk Parte da família do meu marido faz tudo ao contrário do que está ai. Só depois que mudamos de cidade é que as coisas melhoraram, mas eu sou daquelas que diz na cara e certa vez fui fazer alguns comentários tipo estes que vc colocou e todos me acharam "sem educação", que família faz o que quer, que não deve ter cerimônia. Aff

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, texto e tema muito bons, bom senso nunca é demais né?
    http://coisasdemanuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavinha,
    Ser hospede e hospedar não é tarefa fácil!
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design