Páginas

Creme de abóbora com camarão

Ideal para dias frios, uma sopinha de abóbora alimenta, é nutritiva e é bem levinha.
Eu fazia muito a sopa-creme de abóbora há alguns anos, porém, fiquei algum tempo sem cozinhar, mas... me parece que a cozinha é como andar de bicicleta: a gente nunca esquece.
A Flavinha está se gabando? Não. Estou dizendo que a sopa ficou deliciosa, a consistência perfeita, mesmo depois de alguns anos sem prepará-la. Marido amou.
Bem, antes de fazer a sopa, procurei a receita em um site bem famosinho de receitas, só para me lembrar. Então, olhei, lembrei e... resolvi mudar algumas coisas, dar o meu toque personalizado.
Eu deixo aqui a receita para vocês, exatamente como eu fiz, além de algumas sugestões no preparo, que marquei em azul.

Ingredientes:

. 1 kg de abóbora picada
. 1 kg de camarão limpo, sem casca
. 1 cebola média picadinha, bem triturada
. 5 dentes grandes de alho, bem trituradinhos
. caldo de legumes (1 tabletinho ou caseiro mesmo)
. sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
. salsa e cebolinha picadinhas a gosto
. azeite a gosto





Refogue a abóbora, a cebola e o alho no azeite, enquanto o seu caldo ferve. Despeje o caldo na panela e deixe cozinhar a abóbora. Eu faço o meu próprio caldo, congelo e depois dissolvo na água. 
Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. 
A dica é ir batendo aos poucos, com pouco caldo, para você ir medindo a consistência. Tem gente que gosta da sopa mais rala, outros gostam dela mais cremosa. Vá dosando e encontrando o seu ponto.
Em uma frigideira, refogue os camarões temperados a gosto. Eu temperei com alho, sal e cebola. Reserve.
Em outra panela, coloque o creme de abóbora, já batido, tempere com pimenta do reino, noz moscada. Prove o sal, se precisar, coloque mais um pouco. Coloque a salsa e a cebolinha picadinhas. Tudo isso em fogo brando, deixe ferver. Acrescente os camarões. Misture e aproveite.

Sugestões de preparo:

. acrescentar ao creme de abóbora uma xícara de chá de creme de leite sem soro ou 1 copo de requeijão, isso você faz ao final, antes de acrescentar os camarões;
. trocar o camarão por carne picadinha, carne seca ou linguiça, já refogadas, claro;
. esta sopa-creme pode ser servida como entrada no almoço ou jantar;
. você pode servi-la em prato de sopa ou em bowls, próprios para sopa, decorados com camarões fritos.


Espero que tenham gostado.

Besitos

Flavinha

Um comentário:

  1. Que delícia de creme e de texto!! :D Não tá se gabando mas poderia, pq tá tão apetitosa essa sopinha!! Valeu, Flavia!
    Bjks!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design