Páginas

Costela de boi com batata e agrião (e o vinho)

Esta foi a primeira vez que fiz este prato brasileiríssimo que eu adoro comer.
É claro que a Adriana me ajudou.
Adriana? É a moça que deixa a minha casa mais limpa, cheirosa e minha roupa muito bem passada. E ainda me diverte.
Bem, comprei talvez 1 kg ou pouco mais de costela de boi.
Para temperar, a gosto:

. sal, primenta do reino;
. cebola e alho;
. salsa e cebolinha.

Para refogar:

. molho de tomate,
. caldo de carne (o meu é caseiro);
. azeite.

Vejam o antes...





Doure a carne no azeite, com o caldo de carne. Vá pingando água. Acrescente o molho de tomate. Quando você perceber que a costela está bem douradinha, cubra-a com água fervendo. Deixe na pressão por uns 20 minutos. 
Enquanto isso, corte as batatas e lave o agrião.
Abra a panela, coloque as batatas e deixe-as cozinhar. Por último, o agrião, que vai apenas pegar a quentura da panela e está pronto, uns 3 minutos talvez.
Há quem acrescente pimentões, azeitonas e tomates picados. Experimente um jeito seu.
Vejam como ficou...






Se desejar, troque a batata por inhame, aipim ou batata baroa. Mas observe melhor o tempo de cozimento. Aipim não cozinha rápido, é melhor dar uma pré cozida nele na pressão.
Gente, é o ó!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Comi demais rsrs

Besitos
Aproveita o frio. Faz o prato e compra um belo vinho tinto. Com carne, prefiro um Cabernet Sauvignon.


Flavia

4 comentários:

  1. Faço de um jeito bem parecido com o seu, Flavia, mas marino a carne na véspera com vinho, alho, pimenta-do-reino e sal. E depois de dourar eu ponho junto com a água o restante da vinha d'alho. De resto, tudo igual! É um prato delicioso, né?? :D
    Ah! Não entendo muito de vinho, mas um carmenere tbm fica delicioso com costela!!! E tem o q não fique? ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavinha
    Que delícia! eu amo rabada mas não sei fazer! vou pinar essa receita! parece fácil...

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por costela e essa receita é simplesmente maravilhosa!!!E a cara está muito boa,eu no seu lugar também comeria bastante rsrsr..Bjus...

    ResponderExcluir
  4. Eita coisa booooooa!!
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design