A construtora entregou o seu apartamento e você não vê a hora de entrar nele.
Mas antes de finalmente morar no seu mais novo lar doce lar, alguns preparativos têm que ser feitos e um deles é a colocação do piso, já que normalmente os imóveis são entregues somente com contrapiso.
Mas qual o melhor tipo de revestimento? Madeira, laminado, porcelanato ou mármore? Vamos ver algumas dicas e características de cada tipo de piso para o seu apartamento.
Antes de começar a escolha, alguns detalhes tem que ser observados, como por exemplo, se o seu imóvel tem medidas compactas ou não. Se sim, usar um único material para todos os ambientes, com exceção do banheiro, é um ótimo truque, isso dará uma sensação de amplitude, o que pode valorizar muito o seu novo lar.
Caso seu apartamento tenha ambientes com metragens amplas, você pode optar por até dois tipos diferentes. Por exemplo, você pode usar uma madeira mais nobre na sala e um piso laminado nos quartos, ou um porcelanato na sala e madeira nos dormitórios.
Outro ponto importante é a espessura dos materiais que serão utilizados. Se você vai colocar dois tipos diferentes de material no piso, não se esqueça de pedir para quem for executar a instalação dos revestimentos para que mantenham o mesmo nível nos dois materiais, par evitar degraus desnecessários. Dessa forma, você previne que os cômodos fiquem com níveis diferentes de altura e você tenha que cortar a parte de baixo das portas.
Agora que você já checou os primeiros detalhes, vamos às características de cada tipo de piso.
Porcelanato
Este com certeza é o tipo de piso mais utilizado. Devido a seu preço acessível, versatilidade e facilidade de manutenção, as pessoas acabam optando por ele, sem contar que pode-se criar com esse piso tanto um ambiente mais despojado quanto um sofisticado. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e possui a vantagem de ser imune a manchas e fácil de limpar. Para criar um ambiente aconchegante, combine-o com tapetes e móveis de madeira.
Madeira
A madeira dá um toque refinado e rústico para os ambientes em que é utilizada.
Esse piso também pode ter vários tons, indo do mais claro ao mais escuro. Dessa forma combinando com os mais diferentes tipos de mobílias e decorações.
Ela é indicada para famílias com filhos pequenos que brincam no chão ou para quando você quer ficar em casa de pés descalços. Na hora de escolher, opte por um tipo que não deixa marcas. Não é recomendável para áreas molhadas como cozinha e área de serviço.
Laminado
Para quem quer gastar pouco, mas não abre mão da elegância que um revestimento com aparência de madeira dá, há também os pisos laminados. Esse tipo imita a madeira, mas são fabricados com MDF ou outros tipos de fibras.
Por não serem feitos diretamente de árvores, são uma opção ecológica, mais fácil de limpar e muitas vezes mais em conta. Assim como o piso de madeira, não deve ser utilizado em áreas molhadas.
Mármore
Este material dá um toque de elegância e requinte para qualquer ambiente.
Combina com decorações mais sofisticadas. Pode ser usado em qualquer cômodo, da sala de estar, passando pelo quarto e pela cozinha até chegar ao banheiro. Porém, é
importante ressaltar que por ser um material poroso, ele pode manchar facilmente e requer muito cuidado na sua limpeza e manutenção.
Cimento ou Concreto
Essa é uma das tendências atuais que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Uma das vantagens do piso feito de cimento ou concreto é a ausência de emendas. Ele também é um dos mais indicados para quem não quer se preocupar com limpeza pesada.
Combina muito com decorações mais despojadas. Para instalá-lo, é necessário contratar mão de obra especializada, porém sua manutenção tem custo praticamente zero.
Pronto, agora que você conhece as características de cada tipo de revestimento é só escolher o que mais te agrada e mãos à obra.
Besitos
Flavia
Esse post foi uma colaboração do Rogério Fonseca da Tibério Construtoras
que post ótimo! adorei bjs
ResponderExcluir