Páginas

Bibliotecas

Não sei se já falei aqui, mas meu marido tem uma biblioteca de mais de 1000 livros.

Somos professores de Literatura, somos leitores, ambos escrevemos, mas ele é bem mais do que isso.

Além de excelente poeta, ele é um bibliógrafo. Um apaixonado por livros, por edições diferentes do mesmo título. É capaz de comprar um livro que ele já tem mais umas cinco vezes. As desculpas? "Ah, esse tem um prefácio de Fulano...", ou "Esta edição é bilingue!", ou ainda "Esse aqui é ilustrado.", e por aí vai. Conclusão? Haja paciência para organizar tudo isso.

Como temos três quartos, no primeiro nós dormimos, o segundo é uma espécie de home office e quarto de hóspedes, onde cabem os meus poucos livros, e o terceiro ficou separado exclusivamente para a biblioteca. É claro que eu sempre fico de olho na bagunça, né, no entanto, para organizar seus volumes, o maridão é cuidadoso. Não pode deixar de um jeito porque amassa, de outro porque dá orelha, não pode colar capa com capa, essas coisas.

Tenho certeza de que as bibliotecas aqui vão ajudar quem tem muitos livros em casa, como eu.






Ideal para quem tem muitos livros. Essa estante de nichos é excelente e cabe tudo. Você pode até optar por fazer alguns nichos de tamanhos diferentes, para acomodar os livros maiores. A composição "biblioteca-sofá capitonê-luminárias iguais" conferiru classe ao ambiente.






Nesta biblioteca, estantes com portas servem para guardar obras raras, além daqueles volumes de estimação, que a gente não quer emprestar mesmo, ou até livros que estão bem velhinhos de tanto manuseio, evitando o contato com a poeira.






Esta estante, além de livros, acomoda objetos de arte e quadros. A mesa pode servir para estudos, pesquisas, ou um lanche mesmo. A parte de baixo também tem portas, onde se pode guardar documentos ou livros raros.






Adorei este cantinho de leitura que foi feito aproveitando-se o vão da escada. A luz natural farta é a ideal para a leitura. Dá vontade de passar horas neste sofá com a Cecília Meireles.







Ideal para quem tem poucos livros e pouco espaço, a estante funciona como divisória de dois ambientes. Detalhe para o charme da escrivaninha antiga. Ainda vou dar uma assim de presente ao maridão.






As estantes foram feitas nas paredes mesmo e dividem os ambientes. Uma bela sala de leitura foi formada.






O preto da estante, repetido no lustre e no pufe, não escurece a sala devido à bela iluminação natural, que entra pela janela. Perfeita combinação do preto com o cinza do piso. A estante tem até escadinha para o alcance das prateleiras mais altas e abriga uma tevê.






Bacana este espaço para ler, estudar, trabalhar e navegas com ampla mesa. Os livros ficam abrigados num móvel tipo cristaleira, que os protege da poeira.







De muito bom gosto, esta biblioteca conta com materiais nobres, como couro, veludo, madeira. Com iluminação pontual, livros e objetos de arte ganham destaque. O grande pufe serve como mesa de centro.





Bom para quem tem um acervo pequeno, a estante é baixa, mas comporta bastante coisa. Fica bonita em quartos infantis, bem ao alcance dos pequenos. Tapete e papel de parede coordenados. Eu vi uma estante assim na casa da Marina Colasanti, escritora e mulher do poeta Affonso Romano de Sant'anna (eu fui lá uma vez! ) logo abaixo da janela. Ela soube aproveitar o espaço. E a escritora comentou comigo que foi a alternativa , além de quase todas as paredes do apartamento lotadas de livros, para tamanha quantidade de obras que o casal possui.


"Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar. "

(Castro Alves, O livro e a América)




Besos, besos
Flavinha


Imagens: House Beaultiful

8 comentários:

  1. Oi flavia, sabe que adoro ler, quando reformei a casa fiz o corredor bem largo para poder ter estantes cheia de livros, só tenho uma, e ta quase cheia , acho lindo decorar com livros bjs

    ResponderExcluir
  2. JA TIVE MUITOS LIVROS, DOEI TODOS, AGORA JA ESTOU COM MAIS UMA CERTA QUANTIA NOVAMENTE E ESTOU PREOCUPADA QUE ESTOU FICANDO SEM LUGAR PARA GUARDAR. ESTOU A PROCURA DE OPÇÕES PARA APTO E ESPAÇOS PEQUENOS . BJOS

    ResponderExcluir
  3. Lindas! Amo decoração. Estou apaixonada pelo blog. Já estou seguindo. Da uma passadinha la no meu tbm.
    Amei a ultima foto da biblioteca. Bem como eu gosto.
    No momento naoo estou em condições de ter uma, mas um dia voou ter sim.

    ResponderExcluir
  4. que legal Flavinha, mas como a era do ebook chegou, como será que vai caminhar a coleção do seu marido? pelo menos vai ser mais fácil de armazenar ..brincadeira, viu?
    beijinhos e um lindo dia pra vc querida,
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo este post, Flavinha! Também sou apaixonada por livros. Não tenho muitos, mas meus pais sempre tiveram uma biblioteca enorme em casa. Os dois liam muito e bom... Minha mãe é bibliotecária. Nem tem mais o que explicar, né? rs
    Adorei as ideias!

    Ainda terei uma em casa, com certeza :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que lindas! Faltou mostrar a sua, rs. Marido adora comprar livros, não é muito de ler não, mas comprar é com ele mesmo! Ele fala que é pra quando ganhar na loteria, rs. Preciso pensar nisso pra casinha. Valeu pelas ideias.

    Bjim!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do site, principalmente desta seção sobre as bibliotecas. Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Flavinha!
    É muito bom, encontrar pessoas apaixonadas pelas letras... Aqui em casa temos uma biblioteca com 1400 livros, e no meu espaco preferi colocar nas estantes, portas de vidro para evitar o acumulo de pó. Ficou bem interessante a madeira com o vidro... E sempre que adquiro um livro faço seu cadastro. Não tenho um sistema informatizado, é tudo na tabela do word mesmo e fiz um carimbo estiloso "Biblioteca particular". Abraços, Carla

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design