Páginas

Decoração com quadros e comunidade no orkut

Não pense que basta colocar um quadro na parede e... está tudo lindo. Ou que uma obra de arte, de um artista renomado vai “salvar” a sua decoração. É preciso seguir algumas regrinhas na disposição dos quadros.

Primeiro, escolha a parede. Se você quer destacar o quadro, coloque-o naquela parede principal, para a qual todos os olhares se voltam. Pode ser acima do sofá, mas tome o cuidado de centralizar os dois, e ainda deixe uns 30 cm entre o quadro e o encosto, ou alguém vai se sentar e dar uma cabeçada no seu Monet, imagina! rs





Caso você tenha uma parede colorida em um cantinho, pode grupar de forma arrumada, alguns quadros. Para completar, uma iluminação direta pode destacá-los.
Não se esqueça de que a altura mínima em relação ao piso é de 90 cm, para que a gravura fique ao alcance do olhar. E, se você vai pendurar vários quadros, de tamanhos diferentes, por favor, alinhe as molduras de acordo com o maior.




Muito cuidado na sala de jantar. Se houver um aparador, alinhe-o aos quadros. Caso contrário, pendure-os, um pouco mais alto que o habitual, afinal, é um ambiente onde as pessoas costumam passar com pratos, bandejas, copos...




Hoje em dia, é muito comum, e eu acho lindo, dispor os quadros sobre um aparador, uma estante, uma cômoda, sem pendurá-los. Apenas observe se a gravura e os outros objetos de decoração estão coordenados. E ouse!




No caso do quarto de casal, os quadros podem ser pendurados sobre a cama, alinhados, claro, ou dispostos sobre a cabeceira, sem pendurá-los, uma maneira mais moderna de decorar. No caso de apenas um quadro grande, centralize-o com a cama de casal.




Uma regrinha que ainda vale é: deixe suas fotos e momentos com família e amigos para as áreas íntimas, como o quarto, o corredor interno, a escada, a saleta íntima. Fotografia é intimidade.






Um hall interno charmosíssimo. Aqui você pode dispor fotos temáticas, por exemplo, um grupo de fotos do seu casamento, da formatura...



Pessoalmente, eu prefiro réplicas, tenho algumas de Monet, Van Gogh,  El Greco, Ingres, Dalí, mas nada contra expor obras de artistas atuais. O importante é ter bom gosto.
Se você tem uma biblioteca como nós temos aqui em casa, abuse dos quadrinhos decorativos. Eu tenho um lindo de Londres, da Tower Bridge, presente da minha irmã, que coloquei na prateleira de literatura inglesa. Eu amo Londres, tenho uma foto exatamente de frente para a ponte e, em breve, vou fazer um quadrinho e colocar ao lado do que minha irmã me deu.

Também tenho pinturas que nos levam de voltam à França. Uma está na estante da sala, outra, na cômoda do quarto. É uma sugestão. Aqui, a Tower Bridge na estante, ao lado de Shakespeare, Conan Doyle e outros.





Na hora de escolher um quadro, leve em consideração a sua história, as suas atividades, o seu gosto, a sua vida. Por exemplo, se uma pessoa é louca por Paris, estuda francês ou é descendente de franceses, nada mais natural do que aquele clássico da torre Eiffel na sua sala. Alguém cinéfilo pode escolher um dos seus clássicos favoritos e ilustrar o quarto com uma cena bonita do filme. Não adianta colocar um original Van Gogh, maravilhoso, se você sequer sabe quem é, ou o que significa aquela pintura, ou comprar a peça porque está na moda. Isso sim é cafona.


Ah, gente, quadro torto não. Eu tenho toc. Se vir algo torto na sua casa, vou consertar na hora.

O Casinha Bonitinha agora tem uma comunidade no orkut. Espero vocês por lá: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108229920


 Besos, besos...

Flavinha



Imagens: acervo pessoal, apartament therapy, casa.com.br, design my life, reforma fácil




8 comentários:

  1. Gostei muito do primeiro quadro, bem diferente, e dessa sala de jantar que mistura modernidade mas um leve sabor de século XVIII.

    Toninho

    ResponderExcluir
  2. Eu também amei esta sala de jantar.
    Obrigada, Toninho.

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Você está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa decoração com quadros, ótimo post!
    ****bjs*******
    O doce lar espera sua visita: http://maysameudocelar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a idéia do armário estreito no corredor, mas qual seria a funçâo para ele?
    Aguardo resposta.
    Obrigada,
    Denise Campos

    ResponderExcluir
  6. Denise
    Um armário no corredor pode guardar qualquer coisa, principalmente, hoje em dia, em que as casas são cada vez menores e as opções de marcenaria, super criativas.
    Além de acomodar qualquer coisa, claro, de acordo com o tamanho, o aparador, no caso da foto, acomoda objetos de decoração. Outra opção é servir de apoio para quadros, que não precisam, necessariamente, ficar na parede.
    No caso de um aquecedor, o aparelho pode ser disfarçado com um móvel assim, porque, convenhamos, aquecedor, ventilador, ar condicionado, nada disso decora, né rsrsrs
    Obrigada pelo comentário, volte sempre. Bj

    ResponderExcluir
  7. Adorei as decorações com quadros!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Flávinha!
    Mudei de um ap grande para uma kit e estou com sérios problemas para os quadros e os livros. Gostei das idéias. Também gosto de quadros apoiados, coloquei um apoiado na comoda do quarto. Meu quartinho ficou lindo com muitos quadros e agora estou arrumando a sala que é junto com cozinha e área de serviço. Mas com as idéias dos sites estamos deixando tudo lindo.
    lucinéia_vargas@yahoo.com.br
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design